• Domingo, 21 Dezembro 2025

Oito detidos por suspeita de furto em estaleiro de Alfragide

A Divisão Policial da Amadora intercetou oito indivíduos, sendo detidos sete deles, suspeitos da prática do crime de furto qualificado na forma tentada, ocorrido no estaleiro e armazém em construção contíguo ao estabelecimento de revenda, em Alfragide, Amadora.

A operação policial teve início pelas 00h30, após comunicação via Centro de Comando e Controlo Operacional, dando conta da presença de indivíduos no interior da zona de obras. A informação inicial foi transmitida por um vigilante, que detetou comportamentos suspeitos e três viaturas estacionadas em vigilância.

Os policias deslocou-se de imediato para o local, estabelecendo vigilância discreta, vindo a confirmar a presença de cinco suspeitos no exterior, em funções de apoio e vigilância, e três suspeitos no interior do estaleiro, equipados com lanternas e capuzes. Perante a chegada de reforços policiais, foi realizada uma intervenção coordenada que permitiu:

A detenção em flagrante delito de cinco suspeitos no exterior. A interceção de três suspeitos em fuga, dois dos quais detidos já no interior das instalações da associação AFID, para onde tinham escapado após atravessarem um canavial e um riacho.

O visionamento das imagens de videovigilância confirmou a atuação organizada do grupo, incluindo comunicação constante entre os intervenientes. Dos elementos recolhidos resultam fortes indícios de atuação concertada para o furto de materiais existentes na obra, nomeadamente cabos de cobre e equipamentos de construção avaliados em centenas de milhares de euros.

Durante a intervenção policial, um policia sofreu lesão na perna esquerda ao tentar intercetar um suspeito em fuga, tendo recebido assistência no local pelos Bombeiros Voluntários da Amadora. Dois detidos também receberam tratamento devido a escoriações provocadas pela fuga e obstáculos transpostos.

Os sete suspeitos, todos de nacionalidade portuguesa e com idades entre os 19 e os 51 anos, foram constituídos arguidos e informados dos seus direitos legais. Um dos suspeitos, menor, de 15 anos de idade, foi objeto de participação autónoma e entregue ao progenitor.

Os detidos serão todos presentes a primeiro interrogatório judicial.

Artigo Anterior
Jogos dos 32 Avos da…
Artigo Seguinte
Está a chegar onda de…

Relacionados