
A programação SINTRA PH30, iniciada há um ano, no âmbito da celebração do trigésimo aniversário da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade, termina em festa, entre 6 e 8 de dezembro, com atividades exclusivas e uma conversa sobre a importância do Património Cultural na formação dos mais novos.
No sábado, 6 de dezembro, entre as 14h e as 19h, profissionais e pensadores do campo da Educação e do Património Cultural reúnem-se no Palácio Nacional de Sintra para a talk “Os Jovens e o Património”
Para os primeiros inscritos na Talk, o programa estende-se ao longo de todo o dia, começando no final da manhã com uma visita guiada ao Palácio Nacional de Sintra, conduzida por António Nunes Pereira, diretor dos palácios geridos pela Parques de Sintra.
No início da tarde, a Sala dos Cisnes enche-se de música com a atuação de um ensemble de guitarras constituído por alunos do Conservatório de Música de Sintra. Segue-se o debate em torno de duas questões centrais: como se convocam os jovens — seres humanos em crescimento acelerado, inundados de inúmeros estímulos, cheios de energia, vontade e curiosidade — para se tornarem os primeiros entusiastas e, sobretudo, criadores de futuro relativamente a este bem coletivo que é o património cultural? Porque é que conquistar os mais novos para o património cultural é relevante — tanto para a preservação do próprio património, como para eles próprios?
Para refletir sobre o tema, estará presente um painel composto por profissionais e pensadores do campo da educação e do património cultural, nomeadamente, António Carlos Cortez, pensador da escola em Portugal nos seus diferentes níveis de ensino, e de Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes.

Também no dia 6 de dezembro, às 18h00, decorre a cerimónia de entrega dos Prémios InstaHeritage Sintra PH30, com a presença do premiado fotógrafo Nuno Antunes. Este concurso de fotografia incentivou entusiastas, independentemente do seu nível técnico, a descobrir e a revelar, através da sua lente, a riqueza do património cultural e natural de Sintra.
Entre as 19h00 e as 00h00, decorre o derradeiro Escape Room no Palácio Nacional de Sintra. Cada grupo tem 45 minutos para descobrir uma forma de escapar da Sala dos Cisnes e da Ala Manuelina, dando vida à imaginação do que poderia ter sido uma tentativa de fuga de D. Afonso VI, o rei que, há cerca de 350 anos, foi feito prisioneiro neste Palácio.
No domingo, 7 de dezembro, há oportunidade para uma última Ghost Experience no Convento dos Capuchos. Ao cair da noite, entre as 19h00 e as 23h00, os participantes vão deixar-se envolver num percurso performativo e sensorial, com alguns enigmas e a companhia atenta do espírito de Frei Honório de Santa Maria, o frade que escolheu o retiro de uma gruta austera em detrimento da proteção das paredes do Convento.
A programação Sintra PH30 termina na segunda, 8 de dezembro, com uma atividade de BTT / Caminhada na Tapada de D. Fernando II (junto ao Convento dos Capuchos), das 10h00 às 17h30, que pode ser feita em BTT ou a pé e que tem, ao longo do percurso, desafios inesperados.
A programação pode ser consultada na plataforma SINTRA PH30, onde estão disponíveis as inscrições para as últimas atividades (cuja capacidade é limitada), pelo custo simbólico de 1€ por participante.