
O tema envelhecimento está cada vez mais nas agendas nacionais e Sintra não foge à regra. Assim, no âmbito do projeto “Casa Mundo” que o teatromosca tem vindo a desenvolver e que é financiado no quadro do PAFI da autarquia, companhia organiza a Conferência "Envelhecimento (Cri)Ativo" no próximo dia 12 na Agualva-Cacém.
Este encontro reunirá idosos, artistas, mediadores culturais, investigadores, técnicos de ação social, parceiros, instituições públicas e privadas e decisores políticos com o intuito de refletir sobre o papel das Artes na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social.
Na sequência do trabalho que o teatromosca tem vindo a desenvolver com o Grupo de Teatro Sénior Jovens Grisalhos, os lares, centros de dia e IPSS de Sintra e de outros territórios, e o diálogo intergeracional que tem vindo a promover com este projeto, procura-se agora, com esta conferência, divulgar boas práticas e discutir políticas culturais e sociais que reforcem a cidadania cultural e o combate ao isolamento social, focado, especificamente, na população sénior do concelho de Sintra.
Pretende-se ainda que esta iniciativa se afirme como espaço de partilha de experiências e produção de pensamento crítico, consolidando a Cultura e as práticas artísticas como motores de coesão e desenvolvimento humano no território sintrense.
O que é o Envelhecimento Criativo? Resumidamente, a informação aqui fica... Conceito que vê a criatividade como um novo paradigma para a velhice, focando no potencial e não nos problemas, usando as artes e atividades diversas (pintura, música, escrita, teatro) para promover a saúde física e mental, a independência e uma melhor qualidade de vida para os idosos, combatendo o declínio e rejuvenescendo o cérebro.
12 dez > 10h às 16h30
𝗘𝗻𝘃𝗲𝗹𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 (𝗖𝗿𝗶)𝗔𝘁𝗶𝘃𝗼 [conferência]
organização teatromosca
Auditório Municipal António Silva, Agualva-Cacém
A entrada é livre mediante inscrição.