
O Município de Loures enalteceu, no evento de homenagem organizado na passada sexta-feira, o mérito e as conquistas da comunidade desportiva na época 2024/2025. Este momento significativo “demonstra o empenho de todos, todos, todos os intervenientes” do universo desportivo, aludiu o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão que, de forma especial, reiterou o “agradecimento às famílias pelo seu esforço e dedicação que possibilitam aos jovens a prática desportiva”, e relevou ainda a importância do conjunto de infraestruturação implementado no território.
“Somos uma referência, ao nível do desporto, na Área Metropolitana de Lisboa. Tenho muito orgulho em todos vós!”, enfatizou o autarca.

Nesta cerimónia, procedeu-se à entrega dos galardões Loures Desporto que, a título individual, destacaram Eva Carvalho Mendes, no taekwondo, e Guilherme Matias, na escalada, na qualidade de atletas feminino e masculino, respetivamente.
A categoria Equipa do Ano distinguiu a TOP ACROGYM, em ginástica acrobática, do GimnoFrielas, sendo o Evento do Ano atribuído ao 27.º Gimnocorações, do Grupo Dramático e Recreativo Corações Vale de Figueira. O Projeto Social consagrou a escola de rugby, da associação Agregar.

Pedro Santos Ferreira, do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, recebeu o prémio Treinador do Ano, e Jorge Gomes, da Associação de Patinagem do Atlético Clube do Tojal, o de Dirigente do Ano.
O galardão Reconhecimento Municipal, que marca também a “nossa incessante aposta na aproximação do desporto às escolas” distinguiu a Escola Básica Luís Sttau Monteiro, em Loures, pelas “boas práticas que resultaram na obtenção da Bandeira da Ética”, e a Escola Secundária da Portela como Unidade de Apoio ao Alto Rendimento, “uma estrutura técnico-pedagógica que visa a conciliação da vida desportiva e do percurso académico”, assinalou a vice-presidente da Autarquia de Loures, Sónia Paixão.