
O Município de Loures assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora 2025 – 30 de novembro –, com o lançamento do programa Crianças de Loures: Voz Ativa na Cidade Educadora, que visa aprofundar o compromisso municipal com a participação democrática, a educação para a cidadania e o reconhecimento das crianças enquanto cidadãs de pleno direito.
Ao assumir esta agenda, Loures coloca a infância no centro das políticas públicas locais e promove uma participação cívica baseada na escuta ativa, no diálogo e na corresponsabilidade democrática.
“Investir na participação das crianças é investir na vitalidade ética e democrática do nosso território. Loures reafirma-se como comunidade educadora onde cada criança é presente ativo, voz reconhecida e força transformadora da vida pública”, conforme declarou Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures.
Recorde-se que a edição deste do Dia Internacional da Cidade Educadora, sob o lema A participação das crianças na Cidade Educadora, sublinha a urgência de integrar a infância nos processos de decisão pública, num contexto nacional e internacional marcado por crescentes desafios à confiança institucional e pela necessidade de renovar os fundamentos éticos da vida democrática.