
A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu, esta quarta-feira, o título de Honoris Causa a Carlos Carreiras, anterior presidente da Câmara Municipal de Cascais. Após a cerimónia que decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Carlos Carreiras reagiu nas redes sociais: “Hoje vivi um momento que muito me honrou e sensibilizou ao receber o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa, das mãos do Magnífico Reitor, Professor Paulo Pereira e do Director da Nova SBE, Professor Doutor Pedro Oliveira, perante um expressiva assembleia de académicos, colegas da CMC parceiros e amigos de muitos percursos que enriqueceram a minha existência, assim como de familiares.”
Carlos Carreiras liderou o município de Cascais durante o mais longo ciclo de governo autárquico da história do concelho (2005-2025, dos quais cinco anos como vice-presidente e quinze como presidente da Câmara Municipal).

Ao longo do seu percurso político, desempenhou diversas funções de relevo a nível nacional e internacional: foi vice-presidente do Partido Social Democrata entre 2014 e 2016; presidente do Congresso e do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses entre 2013 e 2017; e vice-presidente da Comissão Executiva da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa entre 2017 e 2019. Entre 2011 e 2013, presidiu ainda ao Instituto Francisco Sá Carneiro.
Concluiu os estudos no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1987. Iniciou a sua carreira profissional aos 16 anos e, em 1977, dedicou-se ao setor da hotelaria e do grande consumo, com atividade em várias geografias, nomeadamente na Europa, África e América do Sul. Em 2005, decidiu dedicar-se exclusivamente à causa pública, respondendo ao apelo da política autárquica.
Fundador da Juventude Social Democrata e dirigente nacional do Partido Social Democrata, Carlos Carreiras é um defensor convicto de políticas públicas orientadas para o empreendedorismo, a inovação e a valorização do talento. O seu trabalho à frente do Município de Cascais, em particular no combate à pandemia de COVID-19 e na implementação de uma estratégia sustentada de desenvolvimento local, valeu-lhe a nomeação para o prestigiado título internacional de World Mayor 2021.

Destaque ainda para o papel decisivo de Carlos Carreiras na vinda do Papa Francisco a Cascais, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude de 2023 — um momento marcante para o concelho e motivo de orgulho para toda a comunidade. A sua liderança e empenho foram determinantes para o sucesso deste evento global. Em reconhecimento pelo contributo excecional e pelo compromisso demonstrado pelo município, foi-lhe atribuída a Ordem de São Silvestre pelo Papa Francisco.
Nasceu em Lisboa, em 1961, mas foi em Cascais que encontrou o seu lugar. Aqui construiu a sua vida, onde vive com a família. É casado, pai de cinco filhas e avô de sete netos.
O Executivo da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, representado pelo seu presidente, Nuno Alves, esteve na cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Carlos Carreiras, promovida pela Universidade NOVA de Lisboa. Uma sessão solene, presidida pelo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, professor doutor Paulo Pereira, que contou ainda com a presença de diversas individualidades institucionais, entre as quais o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, e o presidente da Assembleia Municipal de Cascais, Pedro Mota Soares, bem como representantes de associações da freguesia e do concelho de Cascais, num momento de reconhecimento público de um percurso marcante ao serviço da comunidade e do território.