
Os amadorenses Ricardo Fernandes e Rui Borges foram os grandes homenageados deste ano da 10.ª Gala do Desporto da Amadora que decorreu no Cineteatro D. João V. A cerimónia foi organizada pela câmara municipal e distinguiu distingue atletas, treinadores e outros agentes desportivos locais com percursos e resultados de mérito e dignos de destaque, a nível nacional e internacional, alcançados durante a época desportiva 2024/2025.

Ricardo Fernandes, conceituado atleta de kickboxing e de boxe, e Rui Borges, antigo futebolista do Estrela da Amadora e atual diretor desportivo do ZED FC, no Egito, foram os grandes homenageados deste ano ao receberem o Prémio Prestígio “Amadora Desporto”, em reconhecimento do seu percurso desportivo e profissional de excelência.
Ricardo Fernandes, que agradeceu o galardão e afirmou que “este prémio tem um significado muito forte. Não vos vou esconder que há muitos anos que gostava de ganhar este troféu, sonhava estar aqui com vocês e tornou-se verdade”.
Já Rui Borges dirigindo-se aos atletas mais jovens presentes na sala aconselhou-os, dizendo: “Aos 14 anos disseram-me que eu não tinha altura para ser jogador de futebol. Por isso, não desistam dos vossos sonhos. Trabalhem muito, esforcem-se, porque a Amadora é de gente resiliente, forte, e que nunca desiste.”

Já o autarca Vítor Ferreira realçou a importância deste evento desportivo da cidade afirmando que "a Gala do Desporto é muito mais do que uma cerimónia de prémios. É um retrato vivo daquilo que a Amadora é e quer continuar a ser: uma cidade que faz do desporto uma marca da sua identidade e um pilar do seu desenvolvimento humano. Cada um dos atletas aqui presentes ajuda a escrever uma história coletiva: a história da Amadora como cidade do desporto, da superação e da inclusão. Investir no desporto é uma prioridade e uma responsabilidade. Quando apoiamos clubes, associações, equipas técnicas, quando melhoramos equipamentos e infraestruturas, estamos a investir em comunidades mais resilientes, mais solidárias, mais preparadas para enfrentar os desafios sociais e económicos do presente e, sobretudo, do futuro. Cada equipamento criado, cada pavilhão cheio, cada nova modalidade que nasce na cidade é uma semente de saúde, cidadania e esperança".
Neste evento, registe-se, o município da Amadora reconheceu o desempenho de um conjunto de 158 atletas ou outros agentes desportivos com ligação à Amadora, com a atribuição dos mais diversos diplomas e prémios.